Análise do Brasileirão 2009

Alô galera, to chegando aqui no Magazine Wopaaa, pra falar um pouco de tudo, e um pouco de nada. Vai aqui uma pequena análise dos times neste Brasileirão 2009, que chega a 8ª rodada, e já tem um pouco mais de 20% dos jogos, já ocorridos. Irei fazendo esta análise gradualmente ao longo da semana. Esta última rodada que foi marcada pela queda do último invicto no Brasileirão, o Atlético Mineiro, que caiu de 4 pro bom time do Barueri. Consequentemente, o Internacional, com a vitória sobre o Coritiba por 3×0 no estádio Beira-Rio, chega a ponta do Brasileirão igualando a campanha do líder alvinegro. Porém o Galo possui melhor saldo de gols e se mantém na 1ª colocação. Vamos às analises.

Atlético-MG

O Atlético Mineiro que começou o Brasileirão em crise, com a saída de Emerson Leão, foi conquistando seu espaço aos poucos com a entrada do contestado Celso Roth. Nas 8 rodadas, esteve entre os cincos primeiros desde a 2ª. E não é por acaso. Nos últimos anos, tem feito campanhas medíocres, a nível de sua grandeza. Mas esse ano, com uma ‘repaginação’ na diretoria, principalmente com contratação para homem forte do Futebol, o ex-presidente botafoguense Bebeto de Freitas, o Galo parece ter acordado, e esse ano vem mais muito mais forte e brigador. Boa defesa, um bom volumoso e renovado Meio-campo e um forte ataque. Curiosamente este foi o setor mais fraco nos últimos anos. E Diego Tardelli, é o grande responsável por essa mudança. Tem  deixado de ser a promessa que surgiu no São Paulo, pra finalmente se consolidar como um excelente jogador. E Celso Roth, o “Rei das Retrancas”, além de está organizando muito bem a zaga, vem conseguindo soltar de forma organizada esse time, que possui o melhor ataque até então, com 19 gols. Uma coisa é certa, se deixarem, o galo vai longe nesse campeonato…

Atlético-PR

https://i2.wp.com/i.s8.com.br/images/sport/cover/img0/294730_4.jpg O time da baixada paranaense, é um dos times que já devem ligar o sinal de alerta. O Campeão Brasileiro de 2001, não está conseguindo ocupar nem o papel de coadjuvante como nos últimos anos. Faço essa comparação, pois o time em TODAS as rodadas até então, só saiu do “G-4 do mal” na ultima rodada. E pra lá deve voltar na próxima. Encara o Grêmio, fora. A esperança é o Grêmio avançar na Libertadores nesta Quarta-feira, o que poderia fazer com que o Grêmio entrasse com um time de reservas. E ainda sim isso não seria garantia de um bom resultado, pois o time reserva do Grêmio, consegue ser superior ao time titular do Furacão. A saída de Geninho do comando do time, na 2ª rodada, pode ser vista até como algo positvo, em vista do treinador não ter conquistado uma campanha sólida nos últimos anos. E Waldemar Lemos, o jovem treinador, pode trazer algo de novo pra esse time “quadrado”, sem um repertório própio, e que joga nos erros do adversário. Pra se ter uma idéia, dos 5 jogos em casa, só conquistou 1 vitória, sendo essa contra os reservas do Corinthians, no último sábado por 1×0, nessa 8ª rodada. O time deposita as fichas na experiência de Paulo Baier, no jovem atacante Rafael Moura e outros jovens jogadores, que não deixam de ser talentosos. Mas quando a fase é ruim, não tem santo que faço milagre. Ainda é cedo, mas o sinal que já está amarelo, pode com o tempo ficar mais vermelho do que nunca.

Avaí

http://botecodabola.files.wordpress.com/2007/10/mascote_avai-sc.gif

O caso do Avaí é um tanto curioso. Não tem um elenco Maravilhoso. Mas tem o treinador, que daqui a alguns anos, estará entre os grandes do futebol brasileiro, Silas. E quando um time não é o melhor de todos, o que pode fazer a diferença é o Grupo em si. O Avaí só conquistou uma vitória até agora. Mas nestas 8 rodadas, complicou a vida do Atlético-MG, Flamengo, São Paulo e Fluminense. Fora que suas 3 derrotas, foram fora de casa, e para Internacional, Barueri e Cruzeiro (basta olhar a tabela, pra entender o que estou dizendo). Fora que é um time bem cascudo quando está jogando em casa, na Ressacada.

Se ainda não encaixou, tempo é o que não falta. E comando também não. Curioso, é que dos times que subiram com o Corinthians ano passado, o Avaí era o que os críticos mais apostavam que teria uma campanha digna. Como a galinha, o Avaí de grão em grão, irá enchendo o papo. O objetivo, é permanacer na Série A. E este objetivo, pode se concretizar desta forma.

Botafogo

https://i2.wp.com/1.bp.blogspot.com/_0kzVHi69qZY/SBsvrHS7J8I/AAAAAAAABoU/7DXRAKtgn1Y/s400/botafogo+mascote.jpg

O Botafogo começou mal. Mas o que não se esperava, era um começo tão ruim quanto esse. O Glorioso já começa a 9ª rodada, amargando a lanterna. E pior ainda, enfrentará o líder Atlético-MG, que como já foi citado, não possui elenco fraco como nos anos anteriores, ao contrário do Botafogo. Em 2007, o “Carrosel Alvinegro” encantou a todo Brasil, dirigido pelo Técnico Cuca. Mas perdeu o folêgo no meio do caminho, deixando o campeonato nas mãos do São Paulo. Perdeu o folêgo, porque parou no tempo e achou que estava fazendo mais que o suficiente. Esse ano, vamos dizer que se perdeu esse folêgo bem antes da hora. Após um Campeonato Carioca acima das espectivas, no qual o bom treinador, Ney Franco, fez sair de um elenco limitadíssimo, contrário dos últimos anos, um bom futebol. Mas após a saida de Maicosuel, o time parou no tempo, e vem patinando no Brasileirão. Goleiros inconstantes, uma zaga lenta e bem irregular, um meio-campo lento e pouco volumoso e um ataque que não é de se amedrontadar. Esse é Botafogo 2009. O Glorioso está perdido e isso é só o começo. E isso não se limita as quatro linhas, pois a direção do Alvinegro tem agido com certa ineficiência. Um presidente que chegou ao cargo, sem experiência alguma, a não ser que estejamos nos referindo a odontologia. Fora o Gerente de Futebol, Anderson Barros, ter um currículo pra lá de duvidoso, rebaixou o Figueirense no ano passado e quase levou o Flamengo no mesmo caminho a alguns anos atrás. Coincidência ou não, isso tá pra se repetir. As contratações até então, são de jogadores descompromissados, de 2º escalão, que não condizem com a grandeza do Botafogo. Com os sucessos de Barueri e Santo André, que vão dando pinta de que não chegaram onde chegaram atôa, alguns grandes terão de começar a rever seus conceitos se quiserem se manter na elite do Futebol Brasileiro.

Barueri

http://botecodabola.files.wordpress.com/2007/10/391788427430556ad-barueri-abelha.jpg

O time paulista vem surpreendendo a todos os críticos, que antes do Brasileirão, já o colocavam como um dos rebaixados, o Ipatinga de 2009. Mas não é o que temos visto em campo. O Barueri com a vitória no último sábado por 4×2 sobre o líder Atlético-MG, entra no G4, e mais ainda, prova que irá complicar a vida dos grandes em 2009. O time não é um espetáculo em campo, mas consegue fazer o “arroz com feijão” muito bem. Uma zaga sólida, um meio-campo que tem sido eficiente, e no ataque um matador, Pedrão, que está de malas prontas pra Arábia, pra fazer seu pé de meia. É um excelente jogador, mas com certeza a oferta dos árabes foi bem mais atrativa que sua permanencia. Cabe  ao Barueri, utilizar muito bem o dinheiro da transferência, pra poder substituí-lo, o que não será fácil. Se Barueri irá permancecer ou não na série A, eu não sei.

Corinthians

https://i1.wp.com/www.ledio.globolog.com.br/corinthians.jpg

O Coringão não tem decpcionado neste ano. Não só voltou, com tudo pra série A, como chegou pra ser um dos favoritos. Um time que dispensa comentários. Um goleiro a nível de seleção, excelente defesa, meio-campo com um vasto repertório, sendo tão bom defensivamente quanto ofensivamente, e um ataque fenomenal. Usar hoje esta expressão, parece clichê se tratando do Corinthians. Mas é exatamente isso. Ronaldo é um jogador que decide a qualquer momento, sem exageros. E seu companheiro, Jorge Henrique, que apesar de não ter grife, é um dos melhores atacantes em atividade no Brasil. Suas características não se encontram em qualquer lugar, exercendo uma função tática única. E com este ótimo elenco, o Corinthians pode conseguir até mais que seu objetivo nessa volta a Série A, que é o de participar da Libertadores 2010. Só pra se ter uma noção, o Corinthians terminou a 8ª rodada na 6ª colocação, com 11 pontos e a defesa menos vasada. Isto é, disputando o Brasileirão até então, com um time misto. Isso só prova o quanto o Corinthians está forte nesse temporada. Com o término da Copa do Brasil, não terá mas nenhuma outra competição pra disputar em 2009. E Mano Manezes, o 4º melhor “coach” do mundo segundo a crítica, com o time focado, só terá o trabalho de conduzir o time rumo ao possível Pentacampeonato.

Amanhã tem mais Análise do Brasileirão. Fiquem Ligados!

Explore posts in the same categories: Esportes, Futebol

Tags: , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: